4 dicas para otimizar custos no seu GitHub Codespaces

This post has been republished via RSS; it originally appeared at: New blog articles in Microsoft Community Hub.

Captura de tela 2023-06-04 141925.jpg

O GitHub Codespaces é um ambiente de desenvolvimento baseado em nuvem fornecido pelo GitHub. Ele permite que os desenvolvedores criem e trabalhem em seus projetos diretamente do navegador, sem a necessidade de nenhuma configuração ou dependência de desenvolvimento local. Com GitHub Codespaces, você pode criar rapidamente um ambiente de desenvolvimento completo com todas as ferramentas e configurações necessárias.

 

Como desenvolvedor, você provavelmente está familiarizado com o conceito de "quotas" quando se trata de usar serviços baseados em nuvem. Neste post, vamos analisar como as quotas são afetadas pelos Codespaces e compartilhar algumas dicas para controlar custos e evitar o gasto desnecessário da quota de recursos gratuitos.

 

💡 DICA 💡
O conceito de quotas em serviços baseados em nuvem refere-se a limites ou restrições pré-definidos em relação a vários recursos e
funcionalidades que os usuários podem acessar ou consumir dentro de um determinado período. As quotas são estabelecidas para garantir
uma alocação justa de recursos, prevenir abusos ou uso excessivo e gerenciar o desempenho geral e a disponibilidade do serviço em
nuvem. Essas quotas podem incluir limites em recursos computacionais, capacidade de armazenamento, largura de banda de rede,
solicitações de API, conexões simultâneas ou qualquer outro parâmetro de recurso ou serviço relevante.
As quotas específicas variam de acordo com o provedor de serviços em nuvem e o serviço específico utilizado.

 

Antes de entrar na lista de sugestões, é importante reconhecer dois fatores que afetam o consumo de quotas no Codespaces:

 

  1. Cada Codespace que foi criado (mas não excluído) tem o potencial de esgotar sua quota incluída.
  2. Codespaces em execução usarão tanto horas de CPU quanto armazenamento, enquanto Codespaces parados consumirão apenas sua quota de armazenamento.

Pode ser complicado descobrir exatamente como seus Codespaces estão consumindo suas quotas mensais, mas aqui estão quatro boas dicas para reduzir seus gastos em sua conta pessoal:

 

1. Exclua os Codespaces após o uso

Você pode economizar quotas excluindo as instâncias dos Codespaces após cada uso. Além disso, na página de Configurações dos Codespaces, tente reduzir o tempo padrão de retenção para 1 dia (o padrão é 30 dias). Isso ajudará a garantir que você consuma recursos apenas quando realmente necessário.

Screenshot 2023-01-09 at 5.43.16 PM.png

 

2. Não ative pre-builds

Pré-builds consomem armazenamento, portanto, é importante ter cuidado e avaliar quais estão ativados. Em alguns casos pode ser difícil acompanhar quais pre-builds você tem ativados e, por isso, é melhor evitá-los completamente.

Screenshot 2023-01-09 at 5.46.02 PM.png

3. Monitore de perto o uso

Para acompanhar o uso dos seus Codespaces, utilize as Configurações de Faturamento para verificar o seu consumo e garantir que você não esteja desperdiçando capacidade. Isso pode ajudá-lo a identificar qualquer uso desnecessário e tomar medidas para reduzi-lo.

Screenshot 2023-01-09 at 5.47.10 PM.png

4. Utilize os relatórios detalhados

Finalmente, para relatórios detalhados e depuração do consumo de CPU, armazenamento e pré-compilações, utilize o botão "Get usage report" na página de faturamento, ao lado da seção "Usage this month". Isso irá gerar um relatório em formato CSV, que será entregue em sua conta e fornecerá informações específicas sobre seu uso, além de ajudá-lo a identificar áreas para melhorias.

Screenshot 2023-01-09 at 5.49.46 PM.png

No geral, as quotas podem ser um desafio quando se trata de Codespaces, mas seguindo essas dicas e monitorando regularmente o seu consumo, você estará no caminho certo para evitar os limites dos Codespaces gratuitos e manter seus custos baixos.

 

Deseja aprender mais sobre Codespaces?

Aqui estão alguns recursos úteis:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.